3. A instabilidade e a vulnerabilidade dos suportes audiovisuais

A preservação de longo prazo do suporte original de documentos tradicionais em papel e película é, salvo exceções, geralmente factível. Textos impressos ou manuscritos, assim como documentos fixados em película, podem se manter inteiramente legíveis mesmo quando danificados; por outro lado, a natureza contínua e baseada na duração temporal dos documentos audiovisuais implica em que qualquer comprometimento na integridade do documento resulte na perda da informação.

Além disso, suportes audiovisuais são em geral mais vulneráveis do que documentos textuais convencionais a danos causados por manuseio inadequado, equipamentos sem manutenção ou armazenamento inadequado. Muitos suportes audiovisuais – principalmente os registros magnéticos, os discos laminados instantâneos e as películas com base de nitrato – têm expectativa de vida relativamente curta devido a suas composições físicas. Enquanto a escrita possui alto grau de redundância – o que mantém os documentos de texto frequentemente legíveis mesmo quando deteriorados – os documentos audiovisuais são representações de fatos e processos físicos: sua redundância é baixa, uma vez que cada detalhe é uma informação potencial que precisa ser preservada, o que demanda os mais elevados padrões de integridade possíveis.

Esses fatores levaram ao desenvolvimento de um amplo conjunto de melhores práticas voltadas para o armazenamento e a limpeza dos suportes, bem como para a transferência de conteúdo para formatos de arquivo digital. A conservação preventiva é analisada em detalhes em IASA-TC 05: Manuseio e Armazenamento de Suportes de Áudio e Vídeo.

Em função da alta densidade de informações, os suportes digitais são em geral mais vulneráveis à perda de informação devido a danos do que os suporte analógicos. As preocupações quanto à expectativa de vida surgem particularmente no caso das mídias de armazenamento utilizadas na maioria dos sistemas de guarda e gerenciamento de dados computacionais. Sua vida útil é em geral curta – de três a dez anos – devido a uma combinação da obsolescência do sistema com a do formato da mídia de armazenamento, bem como devido aos riscos relacionados à alta densidade de informações contidas nas mídias de armazenamento de dados.

Comentários:

A alta densidade de dados e o risco da perda de dados são motivos de especial preocupação em se tratando de suportes de vídeo digital contendo fita magnética de Metal Evaporado (ME).

O nível de risco de um suporte dependerá em parte de sua vulnerabilidade à deterioração e danos. Dependerá também das condições de armazenamento nas quais o suporte é conservado, da qualidade e da manutenção dos equipamentos de reprodução, e das habilidades profissionais do operador.

Os suportes digitais poderão falhar sem aviso prévio e sem apresentar os indícios audíveis ou visíveis de degradação crescente que os suportes analógicos em geral apresentam. Um dano à estrutura lógica de um suporte digital também pode tornar o conteúdo inacessível.