O objetivo deste documento

Com este documento, o Comitê Técnico da Associação Internacional de Arquivos Sonoros e Audiovisuais busca informar sobre o desafio, em constante desenvolvimento, da salvaguarda do patrimônio audiovisual, e oferecer princípios e estratégias gerais de preservação. Estas recomendações identificam nossas tarefas enquanto arquivos, a natureza dos objetos pelos quais somos responsáveis, as armadilhas potenciais e as áreas problemáticas da preservação, e orientam o leitor a se concentrar naquilo que é mais importante em seus documentos, a fim de ampliar a permanência destes em um futuro desconhecido

Nossa intenção é informar tanto aqueles com responsabilidades financeiras quanto os envolvidos com os aspectos mais técnicos da preservação, de modo que o IASA-TC 03 capacite ambos a encontrar soluções apropriadas que abranjam essas perspectivas. Métodos e detalhes técnicos mais específicos sobre preservação de áudio estão devidamente abordados na publicação IASA-TC 04: Diretrizes para a Produção e a Preservação de Objetos Digitais de Áudio (Guidelines on the Production and Preservation of Digital Audio Objects). Quanto à preservação de vídeo, a próxima publicação, IASA-TC 06: Diretrizes para a Preservação de Gravações em Vídeo (Guidelines for the Preservation of Video Recordings), perseguirá o mesmo objetivo.

O futuro da preservação dos materiais digitais a longo prazo será o estabelecimento de um trajeto entre as escolhas que fazemos agora e as que deveremos fazer no futuro. Precisamos agir agora, de forma decisiva, mesmo que saibamos que os avanços tecnológicos não necessariamente se alinharão com essas escolhas. Ainda que nenhuma escolha seja a final, uma decisão bem fundamentada considerará o processo de navegar rumo ao novo.

As principais alterações na presente revisão envolvem uma ampliação do escopo, com a finalidade de incluir conteúdos de imagem em movimento, além de um maior reconhecimento do predomínio dos materiais armazenados em arquivos digitais, em conjunto com os correspondentes materiais armazenados em suportes físicos. Embora haja mudanças significativas na linguagem utilizada nesta versão, os princípios estruturais do documento não foram alterados em sua essência.