13. Armazenamento de arquivos a longo prazo

Infraestruturas que permitem a verificação automática da integridade de dados, migração de mídias e, finalmente, migração de formatos com um uso mínimo de interferência humana estão hoje em uso regular na comunidade arquivística (ver IASA-TC 04, 6. 2). No momento da redação deste documento, esses sistemas variam entre de pequena escala, com cerca de 16 TB, até repositórios em tamanho de petabytes. Esse tipo de software de administração existe como soluções proprietárias caríssimas e como softwares gratuitos. Mesmo que um arquivo decida que tal sistema está além de suas possibilidades, não deve adiar a digitalização, mas considerar o uso de suportes discretos de dados como fitas e HDs para armazenamento offline e iniciar procedimentos manuais de verificação de dados.

A preservação responsável dos dados digitais requer sistemas e infraestrutura técnica, monitoramento das condições dos arquivos e a existência de planos para migração de mídia e migração de formato. Todos esses tópicos e outros são discutidos em padrões associados ao modelo de referência para um Sistema Aberto para Arquivamento de Informação (Open Archival Information System, OAIS), baseado na ISO 14721, e em documentos relativos a Repositórios Digitais Confiáveis (Trusted Digital Repositories), baseados na ISO 16363.

Comentários:

Embora o custo de equipamentos e programas para preservação de longo prazo esteja ao alcance de muitos arquivos audiovisuais, o arquivo deve garantir que possui a base de conhecimentos necessária para executar e manter tal sistema. Em abordagens manuais, diferente dos sistemas de armazenamento automatizado, o custo menor de equipamentos e programas é contrabalançado pelo aumento considerável da necessidade de mão-de-obra, com todas as implicações em termos de risco para as mídias e custos de pessoal (ver IASA-TC 04,. 6. 5).